Arteterapia – O Fazer simbólico da Alma

764

A Arte é um excelente meio para entrarmos em contato com a os conteúdos anímicos, incluindo aqueles que contem características sombrias e os complexos patológicos, que produzem vários sintomas, estagnação ou repetições.

trabalho com a Arteterapia facilita a expressão das emoções e, quando conseguimos simboliza-las, elas facilitam a integração do ser. Porque os símbolos são verdadeiros amalgamas da psique, por atuarem como dínamos transdutores da energia psíquica, ou libido.

Carl Gustav Jung afirma que “a riqueza de pressentimento e significado contida no símbolo dirigi-se tanto ao pensamento quanto ao sentimento e a sua singular plasticidade, ao receber uma forma de sentido, estimula a sensibilidade e também a intuição. ” Por isso que o recurso arteterapeutico é de extrema valia no processo do autoconhecimento.

Waldemar Magaldi Filho – Coordenador do Curso de Arteterapia e Expressões Criativas do IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, com turmas em Brasília- Rio de Janeiro e São Paulo

COMPARTILHAR